Secretaria de Fazenda – Subsecretaria de Receita
DÚVIDAS FREQUENTES
ÁREA SELECIONADA: Agendamento
PERGUNTA: REVISÃO DE LANÇAMENTO IPTU
Em alinhamento às determinações do Comitê de enfrentamento à Pandemia do Covid-19 sobre a necessidade de evitar aglomerações e, ainda, a fim de garantir a manutenção dos serviços aos cidadãos e contribuintes, a Secretaria da Fazenda coloca à disposição do público atendimento presencial por meio de agendamento.
Será permitida a entrada somente do contribuinte que deverá estar utilizando adequadamente a máscara de proteção cobrindo boca e nariz durante todo o atendimento, sendo vedada a entrada de acompanhantes.
Deverá ser apresentado o Formulário de pedido de revisão de lançamento acompanhado dos documentos de acordo com o tipo de revisão pretendida.
01 ÁREA CONSTRUIDA
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietário ou do procurador
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- PARA BAIRROS APROVADOS:
- Registro do imóvel atualizado em até 90 dias (caso o imóvel não esteja no nome do requerente)
- Certidão de Baixa e Habite-se;
- Convenção de Condomínio (nos casos que apresente)
- PARA BAIRROS NÃO APROVADOS -
- Contratos de compra e venda e/ou escritura pública devidamente registrados, correspondente a 100% do imóvel, onde a
identificação do vendedor coincida com a do Cadastro Municipal;
- Declaração Cadastral Imobiliária: Residencial / Não residencial
02 ÁREA DO TERRENO
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietário ou do procurador
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- PARA BAIRROS APROVADOS:
- Registro do imóvel atualizado em até 90 dias (caso o imóvel não esteja no nome do requerente), com área do terreno para revisão do item 02. Para solicitações de revisão de Área de preservação permanente /Servidão a mesma deverá estar averbada no registro.
- Certidão de metragem emitido pela SMDU e/ou Laudo técnico topográfico e/ou Memorial descritivo da área;
- PARA BAIRROS NÃO APROVADOS
- Contratos de compra e venda e/ou escritura pública devidamente registrados, correspondente a 100% do imóvel, onde a identificação do vendedor coincida com a do Cadastro Municipal;
- IMÓVEL NÃO APROVADO - Planta particular ou Levantamento planimétrico da área de origem e/ou da área reclamada;
03 ENDEREÇO DO IMÓVEL
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietário ou do procurador
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- PARA BAIRROS APROVADOS - Registro do imóvel atualizado em até 90 dias (caso o imóvel não esteja no nome do requerente) - Necessário conter área do
terreno para revisão do item 02. Para solicitações de revisão de Área de preservação permanente /Servidão a mesma deverá estar averbada no registro.
- PARA BAIRROS NÃO APROVADOS - Contratos de compra e venda e/ou escritura pública devidamente registrados, correspondente a 100% do imóvel, onde a
identificação do vendedor coincida com a do Cadastro Municipal;
- PARA BAIRROS NÃO APROVADOS - Comprovante (água ou luz) em nome do requerente para o imóvel a ser atualizado;
04 PADRÃO DE ACABAMENTO DA CONSTRUÇÃO
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietário ou do procurador
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- PARA BAIRROS APROVADOS - Registro do imóvel atualizado em até 90 dias (caso o imóvel não esteja no nome do requerente) - Necessário conter área do
terreno para revisão do item 02. Para solicitações de revisão de Área de preservação permanente /Servidão a mesma deverá estar averbada no registro.
- PARA BAIRROS NÃO APROVADOS - Contratos de compra e venda e/ou escritura pública devidamente registrados, correspondente a 100% do imóvel, onde a
identificação do vendedor coincida com a do Cadastro Municipal;
- Declaração Cadastral Imobiliária: Residencial / Não residencial
05 REGIME DE UTILIZAÇÃO, alterar para: ? Residencial ? Não Residencial
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietário ou do procurador
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- PARA BAIRROS APROVADOS - Registro do imóvel atualizado em até 90 dias (caso o imóvel não esteja no nome do requerente) - Necessário conter área do
terreno para revisão do item 02. Para solicitações de revisão de Área de preservação permanente /Servidão a mesma deverá estar averbada no registro.
- PARA BAIRROS NÃO APROVADOS - Contratos de compra e venda e/ou escritura pública devidamente registrados, correspondente a 100% do imóvel, onde a
identificação do vendedor coincida com a do Cadastro Municipal;
- Declaração Cadastral Imobiliária: Residencial / Não residencial
06 LANÇAMENTO PREDIAL
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietário ou do procurador
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- PARA BAIRROS APROVADOS:
- Registro do imóvel atualizado em até 90 dias (caso o imóvel não esteja no nome do requerente)
- Certidão de Baixa e Habite-se;
- Convenção de Condomínio (nos casos que apresente)
- PARA BAIRROS NÃO APROVADOS -
- Contratos de compra e venda e/ou escritura pública devidamente registrados, correspondente a 100% do imóvel, onde a
identificação do vendedor coincida com a do Cadastro Municipal;
- Declaração Cadastral Imobiliária: Residencial / Não residencial
07 ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DE IMÓVEIS COM PROPRIEDADE FRACIONADA
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietários e dos procuradores
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- PARA BAIRROS APROVADOS - Registro do imóvel atualizado em até 90 dias (caso o imóvel não esteja no nome do requerente) - Necessário conter área do
terreno para revisão do item 02. Para solicitações de revisão de Área de preservação permanente /Servidão a mesma deverá estar averbada no registro.
- Declaração Cadastral Imobiliária: Residencial / Não residencial deve ser preenchida devidamente para cada unidade do terreno;
- Demonstrativo da Situação do terreno e Termo de Anuência, nas solicitações de Cadastramento de imóvel com propriedade fracionada, acompanhado do croqui ou planta de divisão das frações.
08 REDUÇÃO DA ALÍQUOTA PARA IMÓVEIS EM CONSTRUÇÃO
- RG/ CPF quando pessoa física, proprietário ou do procurador
- CNPJ / Contrato Social (cópia), quando pessoa jurídica
- Procuração, quando assinado por representante legal;
- Alvará de construção para construção aprovada (para lançamento em caráter provisório);
- Cópia do comunicado de início de obras protocolizado pela SMDU;
ATENÇÃO: PARA PROCESSOS FORA DO PRAZO - Guia de recolhimento do preço público paga
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