Secretaria de Fazenda – Subsecretaria de Receita



DÚVIDAS FREQUENTES

ÁREA SELECIONADA: Taxas de Fiscalização 2025
PERGUNTA: 2. Informações sobre pedidos de revisão de lançamento das taxas.

Caso identifique divergências, o contribuinte poderá formalizar pedido de revisão dos valores lançados para as taxas e a regularização do cadastro, dentro do prazo regulamentar, nos postos de atendimento ou pela internet.

 

Pedido de revisão - TFEP

Início

Prazo Final

07/07/2025

11/08/2025

O pedido de revisão do lançamento deverá ser protocolizado preferencialmente pela internet, no endereço: http://receita.contagem.mg.gov.br/servicos/.

Na impossibilidade de protocolo do pedido no endereço acima, o atendimento presencial será feito através de agendamento para as Centrais de atendimento ao Público: 

 

Subsecretaria de Receita Municipal (Atendimento de segunda à sexta-feira, de 8hs às 17hs) - Av. João César de Oliveira, 6620 - bairro Beatriz - Contagem. Agendamento eletrônico através da internet no endereço: http://receita.contagem.mg.gov.br/agendamento/

 

Prefeitura Aqui: (Atendimento de 10h as 17h) - Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 - Piso G3 - Shopping Contagem - bairro Cabral. Agendamento pelo Telefone (31)3361-3703.

 

Para solicitar a revisão dos valores lançados para as taxas, o contribuinte/ interessado deverá anexar a seguinte documentação.

 

Formulário de revisão de lançamento devidamente preenchido e assinado pelo contribuinte, representante legal da empresa ou por seu procurador. Disponível em http://receita.contagem.mg.gov.br/downloads/?chave=REQUERIMENTO_REVISAO_TAXAS_ISSQN

 

Requerimento preenchido com alegação da matéria que julgar útil e motivação do pleito.

 

Cópia de documentos comprobatórios da alegação. Ex: contrato de locação, croqui, certidões, fotos, laudos, declaração de órgão municipal, etc.

 

Cópia do documento de identificação oficial do responsável legal com RG/CPF e procuração, conforme o caso;

 

Cópia do ato de constituição (Estatuto, Contrato Social, etc.) e última alteração.

 

Cópia do cartão CNPJ.

 

Espelho cadastral imobiliário (IPTU) do imóvel do estabelecimento, quando for o caso.

 

Guia de recolhimento de preço público (http://receita.contagem.mg.gov.br/precopublico/)  e respectivo comprovante de pagamento.

Ressalta-se que em caso de necessidade, a critério do órgão julgador, documentação complementar poderá ser solicitada no decorrer da análise do pleito.



Consultar outra Área  Retornar